Como fazer uma ótima apresentação

apresentaçao

São vários os casos e situações que acontecem e obrigam pessoas a realizarem uma apresentação. Jovens, universitários ou até mesmo em alguns trabalhos não conseguem escapar de exibir algum trabalho. Dentre estes, são vários que sentem insegurança e angústias de falar para um público, o que pode acarretar problemas na hora da fala.

Mesmo com o auxílio de um Power Point ou Prezi e dominando o assunto, muitas pessoas ainda temem por não saberem onde olhar enquanto falam ou até mesmo por problemas na autoestima. Para Eraldo Melo, psicólogo e palestrante, o primeiro passo é se preparar bem. “É preciso conhecer bem o assunto que a pessoa vai discursar. Além disso, é fundamental montar a apresentação, o conteúdo e a maneira que você vai transmitir esse conteúdo, de uma forma que o público vai conseguir se identificar, ou seja, que as pessoas realmente vão prestar atenção”.

Dessa forma, Eraldo elaborou algumas dicas para como você falar bem em público:

– Para onde olhar?

Jamais permita que você fique olhando para baixo por muito tempo porque isso vai demonstrar timidez e insegurança. Também não fixe o olhar para uma pessoa ou um ponto na sala, afinal, isso atrapalha a comunicação com as demais pessoas presentes. Então apresente e converse olhando para todas as pessoas da plateia, sejam aquelas que estão no fundo, no meio, na frente ou aos lados, sempre olhando nos olhos de cada uma. Apresente para as pessoas o que foi feito e transmita a mensagem que você realmente quer passar.

– Aumente sua autoestima!

Nosso cérebro é capaz de recordar momentos tristes e de imaginar tudo que pode dar errado em sua fala, construindo um medo enorme. O que deve ser feito é o seguinte: relembre todos os desafios que você já passou na vida, suas conquistas marcantes, as tarefas que você conduziu com maestria, as iniciativas que você tomou. Olhe para tudo que você já conquistou e perceba que você já passou por muita coisa e se saiu vencedor. Trabalhe a autoestima para você, pense positivamente.

– Transmita essa segurança

Todos esses pensamentos que você conseguiu ter, canalize para a sua fala. Discorra o assunto como se só você soubesse do assunto, você é a única pessoa que realizou esse trabalho e tem autoridade para falar. Mostre a plateia que você está seguro do que está falando.

Serviço: Eraldo Melo

Ex Faxineiro, Empresário, Psicólogo, Escritor e Palestrante Motivacional

http://www.eraldomelo.com

eraldo@eraldomelo.com

ublicidade

 -

 

Anúncios